O Atendimento Social na União das Freguesias Carcavelos e Parede às famílias e indivíduos é desenvolvido numa lógica de participação ativa das pessoas e da sua capacitação, com vista ao desenvolvimento de um processo de autonomização. É um serviço de proximidade que decorre diariamente, com marcação prévia, de apoio e de intervenção social a toda a população residente no território de Carcavelos e Parede.

O Serviço Social da União das Freguesias Carcavelos e Parede desenvolve-se numa relação de cooperação e parceria com organizações e instituições locais que atuam neste território e que de forma integrada e ajustada desenham projetos e intervenções coletivas.

Horário:
Segunda a Sexta-feira
Sede de Carcavelos: 214 588 910
Delegação da Parede: 214 586 730
E-mail: geral@uf-carcavelos.pt

O Atendimento Social na União das Freguesias Carcavelos e Parede às famílias e indivíduos é desenvolvido numa lógica de participação ativa das pessoas e da sua capacitação, com vista ao desenvolvimento de um processo de autonomização. É um serviço de proximidade que decorre diariamente, com marcação prévia, de apoio e de intervenção social a toda a população residente no território de Carcavelos e Parede.

O Serviço Social da União das Freguesias Carcavelos e Parede desenvolve-se numa relação de cooperação e parceria com organizações e instituições locais que atuam neste território e que de forma integrada e ajustada desenham projetos e intervenções coletivas.

Horário:
Segunda a Sexta-feira
Sede de Carcavelos: 214 588 910
Delegação da Parede: 214 586 730
E-mail: geral@uf-carcavelos.pt

O Atendimento Social funciona na sede da União das Freguesias e na Delegação da Parede, de segunda a sexta-feira, presencialmente ou por telefone, conforme marcação prévia.

É metodologia do Atendimento Social informar, aconselhar e encaminhar e acompanhar os utentes para respostas, serviços ou apoios sociais adequados a cada situação de vulnerabilidade social. As áreas de intervenção prioritária são: Idosos; Famílias e Indivíduos; Educação – Jovens e Crianças; Crianças em risco; Sem-abrigo; Deficientes.

Plano de Ação da CSF de Carcavelos e Parede de 2019

Procedimentos do Serviço Social

  • Elaboração de Relatórios e Informações Sociais para várias entidades (Segurança Social, IPSS, Ministério Público e Centro de Saúde etc.);
  • Participação em reuniões mensais multidisciplinares de discussão e análise dos casos mais complexos em parceria com várias instituições, para definir intervenções e tipos de respostas mais adequados a cada caso.
  • Acompanhamento de casos em articulação com outros parceiros e seu encaminhamento;
  • Elaboração e avaliação de planos de inserção dos casos em acompanhamento, começando por planos de mais curta temporalidade e que se vão aprofundando ao longo do tempo.

Participação em reuniões mensais com a equipa de insalubridade, para avaliação de casos e definir intervenções, visitas domiciliarias e diagnostico das situações em risco.

Projetos e Ações promovidos pela União das Freguesias Carcavelos e Parede ou em parcerias com outras entidades:

  • Atribuição de subsídios e apoio logístico a Associações e IPSS;
  • Atribuição de Bolsas de Mérito (Ensino Secundário);
  • Cabazes de Natal (atribuição de géneros alimentares às IPSS);
  • Colaboração com o Banco Alimentar e Mercearia Social (doação de alimentos recolhidos em várias iniciativas);
  • Apoio jurídico;
  • Bolsas Sociais de Creche (Parceria com a CMC);
  • Coordenação do projeto Loja Social Girassol (parceria com o CCPP);
  • Gestão da Rede Social da União das Freguesias);
  • Programa Envelhecimento Ativo (Turnos de Férias, Passeios, Ginástica, Ateliers, Informática, Palestras, Idas a Espetáculos, etc.);
  • AAAF´S e CAF´s (Componentes de Apoio às famílias).

Parceria nas Plataformas:

  • “Envelhecer Melhor em Cascais”;
  • “Privação de Recursos”;
  • “Plano Concelhio para Integração das Pessoas Sem Abrigo”;
  • “Multiculturalidade Cascais”;
  • “Equipa de Insalubridade”;
  • “Programa Crescer a Tempo”.

O Atendimento Social funciona na sede da União das Freguesias e na Delegação da Parede, de segunda a sexta-feira, presencialmente ou por telefone, conforme marcação prévia.

É metodologia do Atendimento Social informar, aconselhar e encaminhar e acompanhar os utentes para respostas, serviços ou apoios sociais adequados a cada situação de vulnerabilidade social. As áreas de intervenção prioritária são: Idosos; Famílias e Indivíduos; Educação – Jovens e Crianças; Crianças em risco; Sem-abrigo; Deficientes.

Plano de Ação da CSF de Carcavelos e Parede de 2019

Procedimentos do Serviço Social

  • Elaboração de Relatórios e Informações Sociais para várias entidades (Segurança Social, IPSS, Ministério Público e Centro de Saúde etc.);
  • Participação em reuniões mensais multidisciplinares de discussão e análise dos casos mais complexos em parceria com várias instituições, para definir intervenções e tipos de respostas mais adequados a cada caso.
  • Acompanhamento de casos em articulação com outros parceiros e seu encaminhamento;
  • Elaboração e avaliação de planos de inserção dos casos em acompanhamento, começando por planos de mais curta temporalidade e que se vão aprofundando ao longo do tempo.

Participação em reuniões mensais com a equipa de insalubridade, para avaliação de casos e definir intervenções, visitas domiciliarias e diagnostico das situações em risco.

Projetos e Ações promovidos pela União das Freguesias Carcavelos e Parede ou em parcerias com outras entidades:

  • Atribuição de subsídios e apoio logístico a Associações e IPSS;
  • Atribuição de Bolsas de Mérito (Ensino Secundário);
  • Cabazes de Natal (atribuição de géneros alimentares às IPSS);
  • Colaboração com o Banco Alimentar e Mercearia Social (doação de alimentos recolhidos em várias iniciativas);
  • Apoio jurídico;
  • Bolsas Sociais de Creche (Parceria com a CMC);
  • Coordenação do projeto Loja Social Girassol (parceria com o CCPP);
  • Gestão da Rede Social da União das Freguesias);
  • Programa Envelhecimento Ativo (Turnos de Férias, Passeios, Ginástica, Ateliers, Informática, Palestras, Idas a Espetáculos, etc.);
  • AAAF´S e CAF´s (Componentes de Apoio às famílias).

Parceria nas Plataformas:

  • “Envelhecer Melhor em Cascais”;
  • “Privação de Recursos”;
  • “Plano Concelhio para Integração das Pessoas Sem Abrigo”;
  • “Multiculturalidade Cascais”;
  • “Equipa de Insalubridade”;
  • “Programa Crescer a Tempo”.