Notícias

ufcp 19 Março, 2019

90 anos dos Escoteiros em Carcavelos

Há 90 anos que Carcavelos se cruza com a história da AEP
Desde a fundação do Grupo 16 em 1929 que a sua história está diretamente relacionada com a da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP).

Entre o dia 8 e 22 de Agosto de 1933, 4 anos após a criação do Grupo, a AEP realizou o II Acampamento Nacional e a II Conferência de Dirigentes em Carcavelos, no pinhal da Quinta dos Ingleses. De acordo com relatos da altura, «(…) Este acampamento foi um êxito. Estiveram presentes escoteiros de todo o continente e ilhas adjacentes. A actividade foi bem organizada, bem dirigida e decorreu da melhor maneira escotista (…)».

Relativamente à Conferência, o Jornal de Notícias publicou uma notícia no dia 20 de Agosto de 1933 em que descreve «Era do programa do Campo de Carcavelos, a Conferência de Dirigentes, de realização bienal. São estas conferências as mais importantes reuniões de Chefes, porquanto nelas vão apreciar o que foi o movimento associativo, tratar dos mais importantes assuntos e, até, procurar modificar algo que se verificou, pela prática, que não deu os resultados previstos. São também um ensejo para a confraternização entre os dirigentes do movimento, através do continente e ilhas».

Ainda na Conferência foi lido um telegrama do Chefe Mundial (Baden-Powell) enviado da Hungria, local onde estava a ocorrer o IV Jamboree Mundial (Acampamento Mundial de Escoteiros), em resposta a um telegrama com uma saudação enviada pela AEP através do cabo submarino situado em Carcavelos.

Mais tarde, em 1950, Carcavelos volta a ser o palco de mais uma atividade nacional – o VIII Acampamento Nacional –  que decorreu na Quinta do Junqueiro e contou com a presença de 21 Grupos e Órgãos Internacionais do Escotismo, estando representados 16 países diferentes.

Os 90 anos de Escotismo em Carcavelos têm sido acompanhados pela história centenária da AEP que, por diversas vezes, tem escolhido a nossa localidade para promover e desenvolver atividades de âmbito nacional.

19 de março de 2019

Paulo Sá Silva,
Dirigente do Grupo 16

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *