UFCP 12 Fevereiro, 2019

CoastSnap Cascais

A partir de hoje, é possível participar na monitorização da orla costeira das praias de Cascais, através da iniciativa CoastSnap Cascais, desenvolvida por investigadores do Water Research Laboratory (UNSW Sydney, Australia), em colaboração com o grupo Earth Surface Processes do Instituto Dom Luiz, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Cascais.

O objetivo desta iniciativa é permitir à comunidade e a visitantes colaborar com os cientistas, através de fotografias tiradas com o telemóvel, nas estações de monitorização das praias da linha de Cascais. Desta forma, os cientistas têm a possibilidade de extrair as medidas precisas da praia e de estabelecer indicadores do estado da mesma.

Quando houver uma série temporal de fotografias mais longa, é possível estabelecer ciclos de erosão e recuperação da praia, analisando tendências a longo prazo, incluindo, também, os efeitos das alterações climáticas.

Todas as praias da União das Freguesias de Carcavelos e Parede têm estes pontos fixos: Praia de Carcavelos (a oeste, a este e no forte), Praia das Avencas e Praia da Parede.

Para conseguir tirar estas fotografias, siga os seguintes passos:

1. Coloque o telemóvel encostado aos lados do suporte e tire a fotografia;
  2. Use o Hashtag #CoastSnapCascais e partilhe nas redes sociais.

Atenção: Selecione o modo de privacidade “Público”; Use o rácio original da foto (não quadrado); Não coloque filtro na fotografia; Indique a data e a hora da fotografia.

Pode, também, enviar a fotografia para o email: [email protected]