Notícias

ufcp 18 Maio, 2019

Veículo Autónomo – “Cascais abriu caminho”

O veículo autónomo já chegou a Cascais, em Carcavelos. Revolucionário em matéria de mobilidade, o veículo autónomo de classe 4 (pode ir até 5) está em fase de testes, é totalmente elétrico, não tem necessidade de condutor, tem capacidade de transportar 15 pessoas, e, irá percorrer, na primeira fase, cerca de 700 metros. Em breve, irá cumprir carreiras regulares entre o novo campus universitário de Carcavelos e a estação de comboios CP de Carcavelos.

Este veículo é totalmente revolucionário, em termos de mobilidade, e foi apresentado a centenas de participantes da World Shopper Conference Iberian 2019, conferência de mobilidade que decorreu de 17 a 19 de maio, na Nova SBS.

“Quem avança para este tipo de soluções nas cidades, com certeza que está a olhar bem à frente para o futuro”, referiu José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, considerando que esta inovação “é uma inspiração não só para Portugal, mas para o mundo. É de classe mundial aquilo que temos aqui.”

Anfitrião da viagem inaugural, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, reiterou que “nas cidades, o transporte democrático e acessível é, cada vez mais, uma prioridade”. Para o autarca, a mobilidade é “uma exigência e uma obrigação, é um direito adquirido pela nossa constituição”.

Com um investimento de cerca de 500.000 euros, dos quais 250.000 se referem à aquisição do veículo e o restante à manutenção para os próximos cinco anos, Carlos Carreiras garante que os investimentos desta natureza podem significar “ganhos até 600 mil milhões de dólares na economia mundial”, fruto da 2disrupção tecnológica, da redução da poluição, do aumento da segurança rodoviária, da conetividade e do ganho de tempo”. Estes ganhos referem-se à melhoria da “qualidade de vida do planeta” e a “pessoas mais felizes”.

Fonte: Câmara Municipal de Cascais – cascais.pt

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *