Categoria de Notícias: Ambiente

12 Out
Por: UFCP 0

Ecocentro Móvel

Saiba quando o Ecocentro Móvel está perto de si ♻

Às segunda-feiras, no Parque de Estacionamento do Mercado de Carcavelos
Às quartas-feiras, na Rua de Timor junto ao Terminal Rodoviário da Parede

Recicle os resíduos domésticos, como:
Cabos Elétricos
Pequenos Eletrodomésticos
Pilhas e Baterias
Toners e Tinteiros
Lâmpadas
Latas de Spray
Loiças, Espelhos e Vidros
Cassetes, DVDs e CDs
Latas de Tinta
Livros e Revistas
Rolhas
Caricas

Veja as localizações no mapa AQUI

Ler mais
12 Fev
Por: UFCP 0

CoastSnap Cascais

A partir de hoje, é possível participar na monitorização da orla costeira das praias de Cascais, através da iniciativa CoastSnap Cascais, desenvolvida por investigadores do Water Research Laboratory (UNSW Sydney, Australia), em colaboração com o grupo Earth Surface Processes do Instituto Dom Luiz, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Cascais.

O objetivo desta iniciativa é permitir à comunidade e a visitantes colaborar com os cientistas, através de fotografias tiradas com o telemóvel, nas estações de monitorização das praias da linha de Cascais. Desta forma, os cientistas têm a possibilidade de extrair as medidas precisas da praia e de estabelecer indicadores do estado da mesma.

Quando houver uma série temporal de fotografias mais longa, é possível estabelecer ciclos de erosão e recuperação da praia, analisando tendências a longo prazo, incluindo, também, os efeitos das alterações climáticas.

Todas as praias da União das Freguesias de Carcavelos e Parede têm estes pontos fixos: Praia de Carcavelos (a oeste, a este e no forte), Praia das Avencas e Praia da Parede.

Para conseguir tirar estas fotografias, siga os seguintes passos:

  1. Coloque o telemóvel encostado aos lados do suporte e tire a fotografia;
  2. Use o Hashtag #CoastSnapCascais e partilhe nas redes sociais.

Atenção: Selecione o modo de privacidade “Público”; Use o rácio original da foto (não quadrado); Não coloque filtro na fotografia; Indique a data e a hora da fotografia.

Pode, também, enviar a fotografia para o email: CoastSnapCascais@gmail.com

Ler mais
29 Mai
Por: UFCP 1

1ª Área Marinha Protegida da Região de Lisboa nasce no Concelho de Cascais

Primeira Área Marinha Protegida (AMP) em toda a região de Lisboa, segunda em Portugal e a única que será gerida por um município.

Esta AMP foi criada por Cascais para salvaguarda dos seus valores naturais e elevada biodiversidade.

São cerca de 2 km de linha costeira e ¼ de milha náutica que a partir de dia 22 de maio passaram a estar sob a alçada exclusiva da Câmara de Cascais através de um contrato de Delegação de Competências.

Uma recente alteração no POOC permitiu alargar os limites laterais da ZIBA (Zona de Interesse Biofísico das Avencas) estabelecendo a Este a Praia da Parede e a Oeste a praia de S. Pedro, sendo delimitada a norte pela Avenida Marginal e a sul pela distância à costa de ¼ de milha náutica (cerca de 500 metros).

Com esta alteração a autarquia decidiu ir mais longe na sua preservação, estabelecendo medidas reforçadas de salvaguarda das comunidades biológicas e dos ecossistemas da zona entre marés mas compatibilizando-os com os restantes usos deste território (actividade balnear, visitação e exploração sustentável dos recursos vivos marinhos).

Ler mais