Notícias

UFCP 10 Novembro, 2022

Exercício “A Terra Treme 2022”

O relógio indicava 11:09h quando os 1700 alunos e 200 docentes e funcionários da Escola Secundária de Carcavelos foram alvo do exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “A Terra Treme”. Esta iniciativa tencionou alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e após a ocorrência de um sismo.

A realização deste simulacro reuniu no local o executivo UF Carcavelos Parede, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais e da Polícia Municipal de Cascais, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e SD Rana, e a Polícia de Segurança Pública – 54ª Esquadra Carcavelos e 52ª Esquadra Parede.

Os objetivos fundamentais destes dois cenários de calamidade passaram por testar o Plano de Segurança e treinar os ocupantes do estabelecimento a reagir adequadamente a uma situação de emergência. A coordenação entre a organização de segurança do estabelecimento e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e SD Rana e demais agentes de Proteção Civil envolvidos, foram igualmente alvo de avaliação.