Ir para o conteúdo

No passado sábado, dia 10 de fevereiro, estivemos presentes no evento de apresentação do projeto promovido pela Associação de Moradores do Bairro das Caixas “Uma Casa não é uma Caixa”.

A ocasião iniciou-se com a palestra do Arquiteto e Professor Catedrático em História da Arquitetura e do Urbanismo José Manuel Fernandes, que teve como tema “Nova Oeiras – 20 anos de recuperação” – um caso de estudo paradigmático de reabilitação e regeneração urbana e arquitetónica do património do modernismo português.

Seguiu-se a apresentação do projeto por parte de Adriano Nel, vencedor de uma bolsa Bolsa de Promoção de Talento promovida pelo município de Cascais, através de uma exposição síntese do trabalho desenvolvido, com foco no desenvolvimento de metodologias de intervenção na preservação do património de cariz habitacional. A investigação tem como objeto de estudo o Bairro das Caixas na Parede, obra de exceção da arquitetura moderna portuguesa.

Pretende-se desafiar as pessoas e as instituições a pensar fora dos problemas de cada “caixa”, de cada casa, de cada pessoa, para refletir em comunidade sobre o futuro do bairro, pois só assim se garante a valorização e a preservação deste património.