News Detail

UFCP 14 Março, 2024

Cabo 2Africa já se encontra conectado em Carcavelos

Na manhã do dia 12 de março, testemunhou-se em Carcavelos um momento importante no que concerne ao mundo das telecomunicações, com a conclusão da amarração do cabo de fibra ótica 2Africa, frequentemente referido como o cabo do Facebook, na estação de cabos submarinos da Altice localizada em na Praia de Carcavelos. 

Este projeto surge fruto de uma colaboração entre oito parceiros, incluindo gigantes das telecomunicações e a Meta, empresa mãe do Facebook, destacando-se pela sua extensão de mais de 45 mil quilómetros com capacidade para conectar 33 países espalhados pela Europa, África, Médio Oriente e Ásia. Portugal, com a sua localização estratégica, foi escolhido como um dos pontos de amarração deste cabo, estabelecendo-se assim como uma porta de entrada crucial para a Europa.

O projeto 2Africa foi reconhecido pelo governo português como uma “ação de relevante interesse público”, como refere a publicação em Diário da República, a destacar a importância desta ação. Através deste cabo, que irá cruzar a praia de Carcavelos e ancorar numa câmara subterrânea existente no passeio marítimo, pretende-se aumentar a conectividade digital de Portugal, fortalecendo assim a nossa posição no cenário global das telecomunicações.