News Detail

UFCP 6 Abril, 2023

Campo de Basketart inaugurado na Quinta do Barão

No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Basquetebol, a Federação Portuguesa de Basquetebol criou a medida 3×3 Basketart, na qual Cascais se candidatou como parceiro na promoção de hábitos saudáveis de vida dos portugueses através da prática informal do basquetebol.

Hoje, o município e a freguesia inauguraram o requalificado espaço desportivo exterior exclusivamente destinado à prática do basquetebol no formato 3×3 no campo de jogos da Quinta do Barão, em Carcavelos. Neste campo, a obra de arte ficou a cargo do artista Oats Ink na qual retratou Mery Andrade, ex-atleta lusa.

Internacional portuguesa em 129 ocasiões entre 1991 e 2010 (6.ª atleta mais internacional do basquetebol português), Mery Andrade é uma das duas portuguesas que jogaram na WNBA. Em mais de cinco anos na principal liga norte-americana, Mery defendeu as cores das Cleveland Rockers e das Charlotte Sting. Posteriormente, entre 1999 e 2015 jogou como profissional na Europa, nos campeonatos de Itália e de Portugal, onde brilhou pela formação da Quinta dos Lombos em 2013/2014, contribuindo para as conquistas da Taça Vitor Hugo, Taça Federação e Liga Feminina, ao mesmo tempo que treinava a equipa Sub-14 Feminina. Desde 2015 que abraça a carreira de treinadora nos Estados Unidos da América.

Esta inauguração marcou também o lançamento de um projeto-piloto quer para a Federação Portuguesa de Basquetebol com a empresa Equip, parceiro oficial da FIBA, quer para o município de Cascais que será o primeiro em Portugal a receber uma estação de bolas de basquetebol que ficarão à disposição para quem quiser utilizar este campo da Quinta do Barão.