Ir para o conteúdo

A música assume vital importância na aprendizagem e na educação das crianças, devido ao seu impacto no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e linguístico. Nesse sentido, a UF Carcavelos Parede decidiu introduzir instrumentos musicais no programas de atividades inseridas nas CAFs e, ao longo do ano, nas AECs.

O projeto de ensino do cavaquinho teve início durante as atuais férias escolares e continuará durante o próximo período letivo, prevendo-se uma rotatividade entre os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Carcavelos. O músico Tato Resende, e Ana Baldaque, ludobibliotecária das escolas da freguesia, estão responsáveis pela implementação deste projeto.

A referida iniciativa visa oferecer aos alunos a oportunidade de aprender a tocar o cavaquinho, um instrumento tradicional de grande importância cultural em Portugal. Para além de introduzir os mais novos à música, o projeto tem como objetivo desenvolver capacidades musicais, promover a criatividade e a expressão artística, bem como fortalecer o senso de identidade cultural e a valorização das nossas tradições. Através deste programa, a UF Carcavelos Parede procura enriquecer a educação das crianças, proporcionando-lhes uma experiência musical diversificada.