Ir para o conteúdo

Inauguração da Provedoria Municipal da Criança e do Idoso

Hoje, dia 11 de junho de 2024, teve lugar a inauguração da Provedoria Municipal da Criança e do Idoso, sita na Estação de Inovação Social da Parede. A ocasião contou com a presença do Executivo da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, representado pelo Presidente Nuno Alves e pela Vogal Odete Abrantes, assim como do Executivo Municipal.

Nos últimos anos, têm-se vindo a constatar carências e fragilidades com particular incidência nas faixas etárias das crianças e dos idosos. Estas fragilidades têm-se agravado devido à realidade socioeconómica que caracteriza o país, incluindo a situação pandémica que vivemos, com consequências a nível sanitário, social e económico. Torna-se, assim, urgente dar voz a estes grupos etários, de forma a contribuir para uma sociedade mais justa que atenda às necessidades e defenda os direitos daqueles que mais dificuldade têm em se fazer ouvir.

O funcionamento do Provedor Municipal da Criança e do Idoso será responsável por receber e investigar reclamações dos cidadãos contra a administração pública local, assegurando a defesa e promoção dos direitos, liberdades, garantias e interesses dos munícipes até aos 18 anos e com mais de 65 anos. As ações do Provedor exercem-se no âmbito dos serviços da administração pública local do município de Cascais, garantindo, através de meios informais, a justiça no exercício dos poderes públicos.

Este novo espaço visa garantir um acompanhamento mais próximo, ao promover o bem-estar e a qualidade de vida dos membros mais vulneráveis da nossa Freguesia e Concelho.

Somos todos UFCP🤝