Ir para o conteúdo

Instalação do Cabo 2Africa na Praia de Carcavelos. O maior cabo submarino liga 33 países! 

Na nossa Freguesia, temos testemunhado um momento importante no que diz respeito ao mundo das telecomunicações, através da amarração do cabo de fibra ótica 2Africa, frequentemente referido como o cabo do Facebook, na estação de cabos submarinos da Altice localizada na Praia de Carcavelos. 

Este projeto surge fruto de uma colaboração entre oito parceiros, incluindo gigantes das telecomunicações e a Meta, empresa mãe do Facebook, destacando-se pela sua extensão de mais de 45 mil quilómetros com capacidade para conectar 33 países espalhados pela Europa, África, Médio Oriente e Ásia. Portugal, através da sua localização estratégica, foi escolhido enquanto ponto de amarração deste cabo, estabelecendo-se assim como uma porta de entrada crucial para a Europa.

O projeto 2Africa foi reconhecido pelo governo português como “ação de relevante interesse público”, conforme refere a publicação em Diário da República, onde se destaca a importância desta ação. Através deste cabo, que irá cruzar a praia de Carcavelos e ancorar numa câmara subterrânea existente no passeio marítimo, pretende-se aumentar a conectividade digital de Portugal, fortalecendo assim a nossa posição no panorama global das telecomunicações.