Notícias

UFCP 20 Outubro, 2022

Nova vida no Mosteiro de Santa Maria do Mar

Decorreu ontem, ao longo da tarde. a Cerimónia de Lançamento da 1ª Pedro do Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Sassoeiros – Carcavelos. Os trabalhos de construção da Obra de Restauro e Ampliação deste importante património da nossa freguesia, visam a construção de uma nova residência de estudantes e de uma adega, abrangendo os respetivos espaços de apoio, que permitam desenvolver atividades afins à produção vinícola que atualmente tem lugar na propriedade.

As obras, com conclusão prevista para final do mês de setembro do ano de 2023, representam um investimento municipal no valor de 1.881.957,48 euros. O Mosteiro de Santa Maria do Mar terá agora um total de 2.085m2 de Área de Construção. A aquisição por parte da Câmara Municipal de Cascais, resulta assim numa reconversão do local em múltiplos espaços ligados à natureza, incluíndo a plantação de vinha, hortas comunitárias, circuito de manutenção, parque verde urbano e uma nova sede para escuteiros, já existentes.

“Este é um momento de grande satisfação para as gentes da freguesia e de Sassoeiros, em particular. Quando era mais novo, raríssimas foram as vezes em que tive oportunidade de entrar neste espaço e, como tal, é um tremendo orgulho poder assistir à concretização desta obra, enquanto presidente da UFCP. Agradeço à CM Cascais, na pessoa do seu Presidente, Carlos Carreiras, pela visão estratégica na aquisição deste histórico edifício do nosso território, disponibilizado para usufruto da população.” salientou Nuno Alves, Presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede.