Notícias

UFCP 18 Novembro, 2021

Orçamento Participativo Cascais 2021 – Projetos na UFCP

O OP é um projeto municipal para uma participação informada e responsável da população nos processos governativos locais, que garante que a sua participação nas decisões sobre os investimentos municipais e uma correspondência real entre as verdadeiras necessidades e as naturais aspirações das pessoas. O OP é, portanto, um instrumento de fundamental importância na estratégia da Câmara Municipal de Cascais.

Regras de Participação:

  • Precisa de um Nº DE TELEFONE MÓVEL e de um CÓDIGO DE VOTAÇÃO (pode adquirir o código tanto na Sede em Carcavelos, como na Parede);
  • Cada número de telefone SÓ PODE SER USADO 1 VEZ;
  • Os códigos de votação são de utilização única;
  • Deve usar 2 VOTOS POSITIVOS ou 1 VOTO NEGATIVO;
  • Os votos positivos têm que ser em tipologias diferentes (A ou B). Tipologia A são projetos que beneficiam os cidadãos através de uma entidade e Tipologia B são projetos que beneficiam diretamente os cidadãos;
  • Existe também a opção de votar online aqui.

Projetos Tipologia A na freguesia:

OP 03 –  Sede Aqua Carca: Construção de equipamento recreativo 350.000,00 Euros

  • Aqua Carca é uma associação sem fins lucrativos sediada em Carcavelos cuja missão é acompanhar e desenvolver jovens a nível académico, pessoal e desportivo. A Associação tem desenvolvido as suas atividades em espaços alugados e com o apoio de carrinhas próprias. Esta sede permitirá que os jovens não se vistam mais na rua antes das suas atividades desportivas, assim como dará muito mais qualidade no estudo e no convívio, contribuindo para que a Associação consiga continuar a proporcionar aos jovens, alternativas aos maus hábitos ao ficar em casa, à ligação constante às tecnologias, oferecendo diariamente saúde, educação e amizades para a vida.

OP 11 – Energias Renováveis – Clube Nacional de Ginástica: Energias Renováveis 209.720,00 Euros

  • O CNG concorre ao Orçamento Participativo de Cascais com a intenção de termos um desporto sustentável. Através da utilização de energias renováveis nas nossas instalações. É o nosso contributo para um ambiente mais limpo, uma preocupação tão atual e global.

OP 12 – Energias Renováveis – CF Sassoeiros: Energias Renováveis 350.000,00 Euros

  • Desporto com sustentabilidade ambiental – Aquisição de painéis solares fotovoltaicos para produção de energia para autoconsumo e venda à rede – Aquisição de painéis solares térmicos para aquecimento de águas para banhos, substituindo a utilização de gás – Disponibilização de carregadores para veículos elétricos, fomentando a sustentabilidade ambiental nas famílias, cuja energia provém dos painéis solares.

OP 17 – Bombeiros em Forma – Bombeiros de Carcavelos e S.D. Rana: Reabilitação de Edifícios 350.000,00 Euros

  • Construção de um espaço onde Bombeiros e a Comunidade possam desenvolver  atividade física e formação nas áreas da cidadania, proteção civil e primeiros socorros.

OP 19 – Reabilitar o Centro Comunitário de Carcavelos: Reabilitação de Edifícios 350.000,00 Euros / José Alberto Ventura Cordas

  • Requalificação dos espaços exteriores e interiores do Centro Comunitários da Paróquia de Carcavelos, criando melhores condições para a comunidade. Esta situação é urgente, já que ao final de quatro décadas de atividades permanentes e uso intensivo, os espaços necessitam de intervenções e adaptações ajustadas à realidade.

OP 23 – Veículos para os Bombeiros da Parede: Segurança e Proteção Civil 350.000,00 Euros

  • Aquisição de um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) e de um Veículo Tanque Tático (VTT) para os Bombeiros de Parede. Enquadramento: O Corpo de Bombeiros de Parede inclui na sua missão, entre outros, o combate a incêndios. As condicionantes associadas ao combate a incêndios rurais/florestais tornam as características técnicas dos veículos destinados ao combate a este tipo de incêndios muito exigentes, nomeadamente no que diz respeito à segurança dos combatentes. Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Parede dispõe no seu parque automóvel de 2 veículos em fim de vida com necessidade de substituição, com 39 e 37 anos. O objetivo desta candidatura é tornar possível a sua substituição por veículos novos e que cumpram todos os requisitos técnicos e de segurança.

OP 25 – Carrinhas Adaptadas para o Lar da Bafureira: Transportes e Mobilidade Suave 121.770,00 Euros / Mariana Duarte Martins

  • O Lar da Bafureira conta com 30 pessoas com mobilidade reduzida que, infelizmente, não conseguem usufruir de passeios e de atividades no exterior por não terem carrinhas adequadas às suas necessidades. A aquisição de duas carrinhas com plataforma elevatória seria para levar os utentes a passeios, para beneficiarem de atividades de outras instituições, para os transportar a consultas de saúde e a disponibilizar as carrinhas a outras instituições da comunidade.

Projetos Tipologia B na freguesia:

OP 37 – Skatepark para Iniciados na Parede: Desporto 233.000,00 Euros

  • Construir um Skatepark vocacionado para o início da prática, perto da Escola Básica de Santo António – Parede.

OP 46 – Requalificação de Parque Infantil na Quinta do Barão: Parques Infantis e Equipamentos Lúdicos 350.000,00 Euros

  • Novo Parque Infantil na Quinta do Barão com Baloiços e com Dog Park. Um sítio para poderem ter internet em wi-fi. Já em pleno pormenor, esse espaço era para ser sempre o espaço destinado a lazer e equipamento para crianças. O reaproveitar desse espaço para ser de novo equipamento e jardim, com equipamento de Wi-fi para as crianças aproveitarem os tempos livres e estudarem. O Dog Park é uma necessidade devido ao facto de toda a zona ajardinada não poder ser aproveitada por conter dejetos caninos. Era suposto servir de utilização para as crianças brincarem, praticando atividades ao ar livre.

OP 50 – Ciclovia Escola – Estação de Carcavelos: Rede Pública e Acessibilidades 350.000,00 Euros

  • Construção de uma ciclovia de ligação entre a Escola Secundária de Carcavelos e a Avenida Tenente Coronel Melo Antunes.

OP 53 – Reabilitar o Viaduto – CP S.Pedro do Estoril: Rede Pública Viária e Acessibilidades 350.000,00 Euros / Catarina Correia dos Reis

  • Obras de beneficiação e conclusão do Viaduto (Comboios) junto à Marginal (Praia de São Pedro do Estoril) que dá acesso a São Pedro e Parede. Atendendo ao estado de degradação do viaduto e ao facto do mesmo, bem como a sua envolvente, nunca terem sido finalizados, propõe-se a realização de obras de beneficiação do mesmo, acrescido dos acessos junto à Colonial Balnear Fundação “O Século” e Posto de Abastecimento da BP.

OP 55 – Ciclovia Urbana entra a Parede e Carcavelos: Rede Pública Viária e Acessibilidades 350.000,00 Euros (João Pedro Fernandes)

  • É necessário criar condições para que todas as pessoas, de todas as idades e condição física, possam usar a bicicleta nas suas deslocações diárias: para a escola, para as compras, para a estação CP, para o trabalho, para os recintos desportivos, para a praia. É necessário como alternativa segura a bicicleta, com vista à descarbonização, atividade física e construção de um futuro sustentável. Propõe-se a implementação de uma ciclovia entre o centro da Parede e a estação CP de Carcavelos.

OP 58 – De Olho no Mar – Torres de Vigia nas Praias do Concelho: Segurança e Proteção Civil 350.000,00 Euros / Mauro Alexandre Cotrim

  • Implementação de torres de vigia nas praias do concelho de Cascais.