UFCP 18 Abril, 2023

Selo Comunidade Pró-Envelhecimento

A União das Freguesias de Carcavelos e Parede é uma das autarquias distinguidas pelo Selo Comunidade Pró-Envelhecimento!

O Selo Comunidade Pró-Envelhecimento, campanha desenvolvida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), surgiu com o propósito de reconhecer e distinguir as Comunidades portuguesas que procuram intervir e promover o envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida através das políticas, programas, planos estratégicos e práticas.

Deste modo, a Comunidade abrangida pela União das Freguesias de Carcavelos e Parede (UFCP) foi avaliada conforme as políticas, programas, planos estratégicos e práticas relativas à promoção do envelhecimento saudável, tendo sido atribuído o Selo de Comunidades Pró-Envelhecimento. O trabalho desenvolvido junto da comunidade da freguesia tem procurado transformar a forma como envelhecemos, e também, alterar o reconhecimento e valorização social que fazemos destes cidadãos. Assim, é possível através de pequenas mudanças no ambiente e nas oportunidades que se encontram ao alcance dos cidadãos ter consequências significativas no envelhecimento.

A atribuição do Selo, que decorreu no auditório da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, surge como o reconhecimento do trabalho desenvolvido na comunidade por parte da nossa autarquia para a promoção de um envelhecimento saudável, mas, também, como um incentivo para dar continuidade à promoção de um processo de envelhecimento saudável.

Nuno Alves, Presidente da UF Carcavelos Parede, referiu que “receber o Selo Comunidade Pró-Envelhecimento é motivo de grande orgulho para a nossa autarquia. É um claro indicador que promovemos, diariamente, políticas e práticas que contribuem para o envelhecimento saudável e ativo da população sénior da freguesia. Este é o reconhecimento do trabalho e dedicação de toda a comunidade e um incentivo para que continuemos a investir em iniciativas e atividades destinadas ao bem-estar dos seniores.”